terça-feira, 28 de junho de 2011

Como degustar a boa Cachaça


Quando fui convidado pela Cachaça é Presente para escrever aqui, fiquei pensando sobre o que escrever, se contaria algumas das muitas histórias de como surgiu a cachaça, ou como surgiu o coquetel que é febre nos E.U.A., a caipirinha, ou se criaria um coquetel.

Depois de muito pensar, resolvi seguir a linha de pensamento: “Se cachaça é presente, acho importante mostrar algumas possibilidades de consumo para tal presente.

1. Pura em temperatura ambiente: é o modo mais consumido no Brasil e no mundo, da garrafa direto no copo.

2. Pura extremamente gelada: é a forma que mais ganha adeptos, principalmente mulheres, que não sentem tanto o teor alcoólico da cachaça, quando divide o congelador com a Vodka.


3. On the rocks: em copo baixo, com 3 pedras de gelo, igual ao Whisky, mas com sabor bem brasileiro. 

4. Shot: com limão e sal, igual à Tequila (1º o Sal, depois Cachaça e por último Limão) é como muitos jovens se divertem nas casas noturnas. Por ser mais barato e porque somos brasileiros. 

5. Em Coquetéis: vá além da caipirinha, peça para o bartender um coquetel a base de Cachaça.

6. Com Água: entre uma dose e outra beba água, assim não sentirá tanto os efeitos de uma noite de degustações. 

7. Com Responsábilidade: é o modo mais correto de consumir seu presente, tudo é bonito e divertido se não colocar vidas em perigo.

Espero que tenham gostado, experimentem as possibilidades e comentem, tanto o que acharam e outras formas de degustar este presente bem brasileiro.

Rafael Rodrigues


_________________________________________________________________________

Rafael Rodrigues é bartender desde 2005, formado pelo Senac, aperfeiçoou-se no Training Course, oferecido pela I.B.A. em 2006. Trabalhou em famosos bares de São Paulo como o Barnaldo Lucrécia (no Paraíso) e, com renomados chefs de cozinha como o chef Chico (Cordel da Vila, na Vila Madalena) e chef Zé Maria Meira (Bom Café, no Bom Retiro), com eles desenvolveu as cartas de bebidas dos respectivos estabelecimentos. Em 2007 à convite da AREGALA Brasil, fez um workshop sobre coquetéis com xaropes na Equipotel, no mesmo ano começou a prestar serviços de Consultoria e Assessoria, criando cartas de bebidas, coquetéis, fichas técnicas e treinamento de equipes para bares e restaurantes. Em 2009 participou da Fistur como bartender do stand da ABRESI, onde fechou parceria com o SinHoRes-SP e hoje é o responsável por escrever apostilas e ministrar cursos para Escola João Dória Jr. Em 2010 fez workshops na Fistur e Equipotel, foi eleito Bartender/Revelação e atualmente é bartender do Diversità Bistro, colaborador do Drinquepedia e Consultor de Bares e Restaurantes. 


Agora também, colaborador no blog da Cachaça é Presente!
Rafael, seja bem vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário