Comparado com o inicio da sua carreira como mestre cervejeiro há mais de 30 anos, como o senhor vê o mercado das cervejas especiais no Brasil e no mundo hoje?
O mercado de cervejas especiais no mundo sempre apresentou uma enormidade de estilos de cerveja. Apenas no Brasil havia a disponibilidade, quase que exclusiva, de cervejas das grandes cervejarias, principalmente do tipo Pilsen. Nesses 30 anos o mercado brasileiro evoluiu bastante, principalmente nos últimos cinco a seis anos. Fatores que contribuíram foram a estabilização da economia, o aumento do número de micro cervejarias - que se aproxima de 200 - e também a profusão dos cervejeiros caseiros.A qualidade das matérias primas comercializadas no Brasil é similar a do exterior? As cervejarias brasileiras tem acesso a mesma oferta de insumos para poder competir de igual pra igual com as importadas?
A qualidade das matérias-primas, principalmente o malte Pilsen, é equivalente. Os maltes especiais, lúpulos e leveduras cervejeiras são importados. A água no Brasil, de modo geral, é de boa qualidade. Levando em consideração apenas as matérias-primas, as cervejarias brasileiras estão em pé de igualdade com as estrangeiras.Mas o processo de elaboração de cerveja vai além. Ele é constituído de outros parâmetros que são tão importantes quanto as matérias-primas: máquina, método, mão-de-obra, medida e meio ambiente. Junto com as matérias-primas eles compõe os “6 Ms”. Desses, o mais importante e peça chave de tudo é o profissional cervejeiro competente, que deve possuir conhecimentos teóricos e práticos em cervejarias, sendo elas micro, médias ou grandes. É ele que irá harmonizar todas as outras variáveis entre si.
No Brasil hoje temos muitos empreendedores de olho nesse mercado. Visando o lucro, eles montam cervejarias e muitas vezes esquecem da questão de qualidade. Qual é a falha rotineiras que eles cometem?
No Brasil, muitos empreendedores que se aventuram no segmento cervejas especiais não possuem informações suficientes, e a maioria não possui também a formação técnica mínima para atuar no segmento. As falhas rotineiras vão desde a falta de um plano de negócio completo até a não contratação de um profissional cervejeiro competente e com formação técnica comprovada. Outras são: a falta de preocupação e visão na escolha de fornecedores confiáveis de equipamentos bem concebidos e construídos; a dificuldade em manter sob controle o processo de elaboração de cerveja – o que gera desvios nas estabilidades sensorial, físico-química e microbiológica -; a falta de visão do negócio da cerveja como um todo, e inclusive do mercado consumidor.Aqueles que perseguem apenas o lucro fácil irão perceber que fazer cerveja é muito mais do que isso. É se dedicar, de corpo e alma, a um processo que demanda muita atenção e que gera um produto de tradição milenar.
Recentemente uma das suas cervejas ganhou prêmio internacional. Foi a Bier Hoff Weiss, com Medalha de Bronze no South Beer Cup. Qual é o seu comentário sobre a premiação e sobre a cerveja?
A cerveja Bier Hoff Weiss foi ajustada por mim, não desenvolvida. O concurso South Beer Cup é uma iniciativa interessante e a premiação da Bier Hoff Weiss é o coroamento do esforço conjunto efetuado por toda a equipe da Cervejaria Bier Hoff.As outras cervejas da Bier Hoff estão com a mesma qualidade? Quais outras dessa marca o senhor indicaria?
Todas as outras cervejas da Bier Hoff possuem o mesmo padrão de qualidade, e todas podem ser indicadas: a Pilsen Premium, a Pilsen Original (não filtrada) e a Nigra (cerveja escura tipo Lager).E para os próximos anos, quais são as suas expectativas e visões para o mercado de cervejas especiais no Brasil?
Nos próximos anos o mercado cervejeiro brasileiro deve crescer com índices próximos aos do aumento do PIB, ou ligeiramente acima. Ele também vai se consolidar, uma vez que os consumidores em geral ainda não possuem a percepção do que são os diversos estilos de cerveja. Ainda temos um longo caminho pela frente.E é necessário também que esse mercado se profissionalize e exerça controle efetivo sobre todo o seu processo, desde a aquisição de matérias-primas e insumos até o processo de elaboração de cerveja propriamente dito. Até a logística de distribuição e vendas, sem esquecer do marketing, ainda precisa amadurecer.
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